circuitos pngcircuitos png

twitter
facebook
feed

Dicas
Home > Notícias > Metrô de São Paulo implanta tecnologia BIM em suas obras
02/09/2019

Metrô de São Paulo implanta tecnologia BIM em suas obras

“Os benefícios do BIM são imensos para a sociedade. Teremos obras públicas até 20% mais baratas”

Metrô de São Paulo implanta tecnologia BIM em suas obras


São Paulo recebeu o 2° Seminário Internacional: A Era BIM. Organizado pelo Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (SINAENCO), o objetivo do evento foi divulgar e compartilhar as novidades desta nova metodologia de construção civil, o Building Information Model (BIM). Representantes do Ministério da Economia, Senai, Metrô de São Paulo estavam entre os debatedores. Além deles, executivos de Portugal, Alemanha e Reino Unido também trouxeram experiências de seus países.

O BIM utiliza um modelo virtual em três dimensões para projetar toda a construção antes de iniciar os trabalhos no canteiro de obras. A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) possui extensa biblioteca pública com diversas modelagens de prédios, escolas e objetos. “Os benefícios do BIM são imensos para a sociedade. Teremos obras públicas até 20% mais baratas, ganho de eficiência e, principalmente, muito mais transparência e redução de desperdícios de materiais e retrabalho”, ressalta Talita Daher, Coordenadora de Difusão Tecnológica.

Um dos grandes cases apresentados foi o do metrô de São Paulo, que fez um processo interno muito organizado para implantar o BIM. “Nós precisávamos que os nossos funcionários entendessem a importância do BIM e de como esta inovação seria benéfica para todos. Espero poder agora colaborar com estas iniciativas e trocar experiências com outras empresas”, explica Antônio Ivo Mainardi, Supervisor do Núcleo BIM do Metrô de São Paulo.



Fonte:






Comente



Compartilhe:





Video da Semana

VEJA MAIS VIDEOS




Eletrônicos

Ferramentas














Guia Construir e Reformar
Guia Construir e Reformar 2007-2019 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de Uso - Política de Privacidade