circuitos pngcircuitos png

twitter
facebook
feed

Dicas
Home > Notícias > Você sabe o que é BIM e como usá-lo da melhor forma?
18/06/2019

Você sabe o que é BIM e como usá-lo da melhor forma?

O BIM (Building Information Modeling) é um dos principais avanços mundiais na construção civil

Você sabe o que é BIM e como usá-lo da melhor forma?


*Por Fátima Gonçalves.

Com a tecnologia é possível melhorar a qualidade da obra, evitar desperdícios, cumprir prazos e registrar todas as informações de cada etapa, entre muitas outras possibilidades.

Apesar de tão completo e importante, ainda existem dúvidas que pairam no mercado sobre o melhor uso do BIM. Compartilho alguns esclarecimentos:

Qual a importância do uso do BIM?

O uso do BIM traz benefícios para todos os elementos da cadeia da construção. A começar pelo contratante/investidor, ao permitir a redução do tempo de conclusão do projeto. Com o BIM é possível simular virtualmente todo o processo construtivo, desde o planejamento inicial até a conclusão da obra, tendo um impacto financeiro tanto na negociação dos juros de financiamento, quanto na exposição aos riscos de mercado. Um exemplo é iniciar um projeto quando o mercado está em alta e terminá-lo com o mercado em baixa, como vimos recentemente com a devolução de apartamentos e salas comerciais, que incharam os estoques das incorporadoras.

O uso do BIM no canteiro de obras auxilia na redução da quantidade de erros e permite o uso de ferramentas de precisão, como estações totais, para garantir que a obra seja construída como foi planejada. Além disso, possibilita uma redução de custos de manutenção do empreendimento.

Não pagar para trabalhar

Outro fator relevante para os subcontratados é a possibilidade de extrair quantitativos precisos desde a fase inicial. Isso facilita a orçamentação, de acordo com a fase do projeto, já que um dos maiores receios é “pagar para trabalhar”. Ou seja, ter prejuízo, já que os contratos tendem a restringir aditivos, pois estouros de orçamento são cada vez menos tolerados.

O BIM é o primeiro passo da jornada para a construção 4.0. O seu elevado nível de detalhamento, LOD na sigla em inglês, permite a pré-fabricação por meio da transferência dos dados do projeto diretamente às máquinas de corte, furação e soldagem de estruturas metálicas e de corte e dobra de armaduras para estruturas de concreto armado. Além disso, permite um correto planejamento das concretagens das peças, seja na fábrica ou no canteiro de obras, garantindo assim processos industrializados sustentáveis com significativos ganhos de qualidade, redução de custos e prazos devidamente atendidos.

Coletamos globalmente vários exemplos de aumento da pré-fabricação, como o caso de 16 aeroportos onde o índice foi de 30%; o aumento da produtividade em 7% no canteiro de obras devido a melhor construtibilidade; além de melhoria no processo de gestão de alterações, no planejamento de segurança e redução de custos no fluxo de trabalho (desenhos, fabricação, montagem, quantitativos para compra e coordenação de entrega no canteiro de obras).

Quais os benefícios de utilizar a plataforma?

Os softwares Tekla são as principais referências de BIM no mundo. Um dos seus maiores benefícios é aumentar expressivamente a produtividade na fase de detalhamento devido a facilidade de elaborar desde projetos simples até os mais complexos em qualquer tipo de material.

Além disso, já na fase de extração de quantitativos, os softwares permitem um elevado LOD (pode chegar até 500), assim o Departamento de Compras tem a quantidade exata de tudo o que o empreendimento vai consumir, possibilitando uma melhor negociação com os fornecedores. Isso também facilita as entregas programadas, já que o módulo 4D associa o quantitativo, extraindo do modelo a sequência de montagem. A extração de desenhos é muito simples e alterações no projeto 3D são refletidas automaticamente.

Outro benefício importante é a integração com o maquinário de pré-fabricação, já que a sua falta insere o fator de risco de erro humano nos projetos, além dos atrasos e eventuais paradas de fábrica.

Qual a diferença do uso do Tekla BIM para outros tipos de softwares?

Os softwares Tekla produzem projetos verdadeiramente construíveis, ou seja, com todos os detalhes, por exemplo: soldas em estruturas metálicas, armaduras completas com poucos cliques e outros insertos necessários na construção em concreto extraídos de nossa vasta biblioteca de componentes ou facilmente customizadas pelo usuário. Os quantitativos são exatos até a última porca e parafuso, evitando assim que estimativas tenham que ser completadas manualmente e atrapalhem as negociações de compras de insumos, a fabricação e os trabalhos no canteiro de obras.

Como o uso do BIM pode alterar a economia de uma empresa?

O BIM traz competitividade para a empresa, assim, nos tempos de crise, é uma alavanca para alcançar outros mercados e reduzir custos. Essa é a razão da Trimble investir em constante treinamento e inovação, pois trata-se de conhecimento em crescimento exponencial. Você pode observar as obras magníficas que estão sendo erguidas em Dubai e os prazos curtíssimos que os chineses estão alcançando em suas construções. No Brasil não é diferente. Durante a crise, as empresas com sólidos fundamentos em BIM, como por exemplo, a Bagio Engenheiros, de Santa Catarina, tiveram grandes diferenciais e ganhos.

A conscientização de todos os trabalhadores da indústria da construção sobre o benefício do planejamento em BIM, com inclusão de níveis de detalhamento crescentes a cada fase, tornará o segmento da construção mais competitivo, menos poluidor e a operação e manutenção da obra mais econômicas.

O BIM veio para ficar. E você. Vai ficar para trás?

*Fátima Gonçalves é diretora de Novos Negócios da Trimble Brasil, empresa nascida no Vale do Silício. Especializada no desenvolvimento de tecnologias que transformam o mundo, a Trimble oferece soluções de ponta a ponta para aumentar a produtividade, a segurança e a sustentabilidade em diversos setores como agricultura, construção e transporte e logística.



Fonte:






Comente



Compartilhe:





Video da Semana

VEJA MAIS VIDEOS




Eletrônicos

Ferramentas














Guia Construir e Reformar
Guia Construir e Reformar 2007-2019 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de Uso - Política de Privacidade