circuitos pngcircuitos png

twitter
facebook
feed

Dicas
Home > Notícias > Conheça os tipos de escadas e como escolher o modelo ideal para o projeto
23/05/2019

Conheça os tipos de escadas e como escolher o modelo ideal para o projeto

A arquiteta Ieda Korman, do escritório Korman Arquitetos, explica os critérios para eleger a escada mais adequada: tamanho do espaço, segurança e tipo de instalação

Conheça os tipos de escadas e como escolher o modelo ideal para o projeto


Escadas Retas


A escada é um elemento arquitetônico capaz de definir a identidade de um projeto. Apesar das diversas opções de materiais e cores, o que de fato diferencia os modelos de escadas é o formato, determinado pela direção dos lances e pela disposição dos degraus. Os critérios que influenciam na escolha do modelo mais adequado são o tamanho do espaço, a segurança e o tipo de instalação.

“No início do projeto, o espaço destinado à escada deve estar muito bem resolvido. A partir daí, definimos qual tipo mais se adequa a ele”, explica a arquiteta Ieda Korman, do escritório Korman Arquitetos. “Por exemplo, se não há espaço suficiente para uma escada reta, será necessário colocar uma em estilo caracol ou até marinheiro. As escadas esculturais, por sua vez, necessitam de muito mais metragem disponível.”

Para quem quer priorizar a segurança, principalmente em casas com crianças ou idosos, o tipo de escada mais indicado é a convencional reta, com corrimão de 0,85 m a 0,90 m de altura. Outras medidas importantes são a altura dos degraus, mínima de 17,5 cm, e a pisada, com tamanho ideal de 27,5 cm. “Caso exista um vão aberto, tipo mezanino, o guarda-corpo também é um item indispensável”, aconselha Ieda.

Se a preferência do morador é a facilidade de instalação, as escadas prontas, que costumam ser metálicas ou feitas de concreto, são a melhor opção.


Saiba mais sobre cada tipo de escada:


Escada reta

Escada reta: É o modelo mais tradicional de escada. Mesmo que tenha mais de um lance, com patamares intermediários, não muda de direção.


Escada em 'L'
Escada em 'L'



Escada em ‘L’: Como o próprio nome sugere, a escada muda de direção, criando o formato da letra ‘L’. Entre os lances, pode haver um patamar ou uma transição com degraus triangulares.


Escada em 'U'
Escada em 'U'



Escada em ‘U’: Os lances são conectados por um grande patamar e seguem direções opostas, desenhando um ‘U’.


Escada caracol
Escada caracol



Escada caracol: Também chamada de helicoidal, tem um eixo central de onde partem todos os degraus.

Escada circular: Diferente da escada caracol, os degraus formam curvas mais orgânicas e não seguem um eixo central.

Projetos: Korman Arquitetos| Fotos: JP Image e Gui Morelli

Sobre a Korman Arquitetos
Korman Arquitetos é mais que um escritório. Representa a geração de arquitetos que levam a marca dos projetos assinados há mais de 35 anos. Formado pelo casal Silvio e Ieda Korman, hoje tem na equipe a força de Carina Korman e, em equipe, assinam projetos residenciais, comerciais e de hotelaria – tanto no Brasil, como também no exterior.

Rua Groelândia, 1877, Jardim América, São Paulo
Tel.: (11) 3060-8313
http://www.kormanarquitetos.com.br
@kormanarquitetos



Fonte:






Comente



Compartilhe:





Video da Semana

VEJA MAIS VIDEOS




Eletrônicos

Ferramentas














Guia Construir e Reformar
Guia Construir e Reformar 2007-2019 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de Uso - Política de Privacidade