circuitos pngcircuitos png

twitter
facebook
feed

Dicas
Home > Notícias > Seminário BIM: o futuro das obras de infraestrutura já começou
29/10/2018

Seminário BIM: o futuro das obras de infraestrutura já começou

O Seminário Internacional BIM: Uma Agenda Para o Brasil será realizado no dia 6 de novembro, em São Paulo. O evento trará ao país, em caráter inédito, Calvin Kam, um dos maiores especialistas em BIM no mundo

Seminário BIM: o futuro das obras de infraestrutura já começou


O futuro do projeto e da construção tem nome: BIM (Building Information Modeling). A má notícia é que o Brasil está atrasado na implantação dessa metodologia que representa uma verdadeira revolução na forma de projetar, construir e acompanhar a manutenção ao longo da vida útil de obras de todos os tipos – desde uma pequena escola a uma gigantesca hidroelétrica. A boa nova, por outro lado, é que o governo brasileiro publicou o Decreto Federal 9.377, em 17 de maio de 2018, que oficializou a Estratégia Nacional para a Disseminação do BIM (Estratégia BIM-BR) no país.

Segundo estudos recentes da Fundação Getúlio Vargas, 9,2% das empresas da cadeia produtiva da construção brasileira, que representam 5% do PIB do setor, utilizam o BIM na sua rotina de trabalho. Uma das metas do governo, por meio da Estratégia BIM-BR, é ampliar em 10 vezes a utilização do BIM, de forma que 50% do PIB da construção civil tenha adotado a metodologia até 2024.

Nos Estados Unidos, segundo a empresa norte-americana Dodge Analytics (ex-MacGraw Hill), 70% das empresas de projeto de arquitetura e engenharia e de construção utilizavam BIM. Os dados são de 2012. Por lá, a utilização das tecnologias teve crescimento exponencial entre 2000 e 2010. De acordo com Calvin Kam, diretor de Programas Industriais da Universidade de Stanford, tanto a adoção, como a maturidade para o uso do BIM, nas empresas americanas cresceu de forma consistente nos últimos seis anos.

Calvin não só vem acompanhando de perto essas transformações, como colabora diretamente para que elas ocorram. Afinal, ele é especialista sênior do Programa Nacional 3D-4D-BIM do GSA Public Buildings Service dos EUA. Sob gestão, o General Services passou a exigir o BIM em seu programa de investimentos, publicou o GSA BIM Guide Series, além de ter influenciado vários fornecedores de software a incorporar padrões abertos de acordo com as regras comerciais do GSA.

Essa experiência será compartilhada por Calvin no seminário. Além dele, participa como conferencistas a Coordenadora do Comitê Gestor da Estratégia BIM-BR/MDIC, Talita Saito, falando sobre o planejamento do Brasil sobre o assunto.

O Seminário

Seminário Internacional BIM: Uma Agenda Para o Brasil propõe uma análise sobre os desafios envolvidos na adoção da Modelagem da Informação da Construção em empreendimentos públicos de infraestrutura. O programa do Seminário inclui palestras, mesas-redondas e a apresentação de cases de empreendimentos públicos desenvolvidos em BIM.

SERVIÇO
Seminário Internacional BIM: Uma Agenda Para o Brasil
Data: 6 de novembro
Horário: 8h-17h
Local: Teatro Hotel Jaraguá (Rua Martins Fontes, 71 – Bela Vista) – São Paulo
Inscrições: https://www.sympla.com.br/seminario-internacional-bim---uma-agenda-para-o-brasil__374610

DESTAQUES
Keynote Speaker
Calvin Kam - Pesquisador da Universidade de Stanford, especialista sênior do Programa Nacional 3D-4D-BIM do GSA Public Buildings Service CEO e fundador do Strategic Building Innovation e do BIMScore/ Universidade de Stanford (USA)

Conferencistas
Talita Saito – Coordenadora do Comitê Gestor da Estratégia BIM-BR/MDIC
Carolina Briones – Coordenadora no de Setor Privado no PlanBIM (Chile) - convidada
Regina Ruschel – Unicamp

Debatedores
Eduardo Toledo – Escola Politécnica da USP
Eduardo Sampaio Nardelli – Univ. Mackenzie/Sinaenco
Sergio Scheer – Universidade Federal do Paraná



Fonte:






Comente



Compartilhe:





Video da Semana

VEJA MAIS VIDEOS


Engenheiro de Sucesso



Eletrônicos

Ferramentas














Guia Construir e Reformar
Guia Construir e Reformar 2007-2018 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de Uso - Política de Privacidade