circuitos pngcircuitos png

twitter
facebook
feed

Dicas
Home > Notícias > A importância do PBQP-h para as construtoras
16/10/2018

A importância do PBQP-h para as construtoras

E como um bom sistema de gestão pode ajudar na certificação



Por Guilherme Quandt*

Contar com o selo de um órgão independente é uma forma de garantir ao mercado que uma construtora ou empresa de engenharia sigam rigorosas normas de controle, tanto em seus processos construtivos quanto nos administrativos. As certificações mais importantes voltadas à construção civil têm o objetivo de promover a qualidade, mas acabam sendo, também, fundamentais para a geração de negócios e para o crescimento da empresa de uma forma geral.

Entre as certificações existentes, uma das mais importantes é o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-h), voltada às empresas do setor da construção, que promovem a qualidade em seus processos e produtos.

Tendo como objetivo principal reduzir o déficit habitacional no País, a certificação é exigida atualmente das empresas que pleiteiam a liberação de crédito para a participação em programas governamentais, como o Minha Casa Minha Vida. As construtoras que seguem as diretrizes do programa têm direito a fatias privilegiadas do bolo das cartas de crédito.

Além deste benefício, contar com a certificação PBQP-h eleva a construtora a um nível de excelência e demonstra ao mercado - clientes, instituições bancárias e futuros parceiros - um alto nível de maturidade, confiança e solidez, posicionando-a em um patamar em que pode competir por grandes projetos.

No entanto, as empresas precisam ficar atentas a algumas mudanças. Em junho, deste ano, o Ministério das Cidades publicou uma nova versão do Regimento Geral do Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção (SiAC), que é uma das principais ferramentas do PBQP-h. A partir de agora, Organismos de Avaliação da Conformidade (OACs) de todo o País só poderão realizar auditorias e emitir certificados de acordo com o novo regimento.

O PBQP-h traz muitos ganhos para sua construtora, mas o processo de certificação é complexo, o que faz com que muitas empresas o abandonem pela metade. Contar com um sistema de gestão especializado neste tipo de negócio faz toda a diferença para que a obtenção do certificado seja concluída com sucesso.

Na hora de decidir o melhor sistema para sua empresa, é aconselhável verificar se ele oferece uma boa gestão de qualidade. Todas as funcionalidades devem atender às normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, AS 8000/NBR 16001 e PBQP-h.

Outro fator essencial em um sistema é o monitoramento do processo de melhoria contínua para obter uma análise crítica e definir um plano de atividades detalhado para cada progresso. Contar com um controle de aquisições também é uma facilidade que permite a implantação dos conceitos de padronização e qualidade, buscando a melhoria contínua diretamente nos serviços das obras.

Além disso, é imprescindível que o ERP contribua para o controle das normas e procedimentos de diferentes tipos de obras, a fim de prevenir que um serviço seja abandonado por falta de equipamento, de material ou por ter sido executado incorretamente. O controle ambiental, para auxiliar as empresas no cumprimento da NBR ISO 14001, também deve ser gerenciado pelo sistema, possibilitando o acompanhamento da legislação e dos resíduos gerados pela empresa.

Um último aspecto, mas não menos importante, é a gestão sobre as ações de responsabilidade social da empresa em conformidade com a NBR ISO 16001. Com uma melhor gestão, é mais simples para o negócio da construção atingir as metas das iniciativas planejadas para cada indicador.

Desta forma, é imprescindível que as construtoras entendam a importância da tecnologia nos negócios na hora de atender às solicitações de certificação e implementar as normas mais facilmente, entre elas os requisitos do PBQP-h.

* Guilherme Quandt, Gerente de Marketing do Sienge



Fonte:






Comente



Compartilhe:





Video da Semana

VEJA MAIS VIDEOS


Engenheiro de Sucesso



Eletrônicos

Ferramentas














Guia Construir e Reformar
Guia Construir e Reformar 2007-2018 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de Uso - Política de Privacidade