circuitos pngcircuitos png

twitter
facebook
feed

Dicas
Home > Notícias > Ruídos e qualidade de vida
02/07/2018

Ruídos e qualidade de vida

Não é de hoje que, especialmente em cidades de médio e grande porte, a população enfrenta uma rotina turbulenta



Por João Adriano Filho*

Nem sempre a mobilidade urbana é eficiente e muitas vezes chegar em casa não é sinônimo de descanso, principalmente por conta do barulho em volta. Seja no centro ou no bairro, é cada vez mais comum convivermos com ruídos de trânsito, som alto, e, no caso de quem mora em apartamento, sons provocados por moradores vizinhos.

A situação não é apenas incômoda, mas também influencia diretamente na qualidade de vida da população. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, ela já ocupa o segundo lugar no ranking de problemas de saúde pública. Isso porque não só afeta os momentos de descanso, provocando estresse, como também interfere até mesmo na audição - aproximadamente 120 milhões de pessoas no planeta têm esse sentido afetado pelos ruídos.

Diante deste problema, o Brasil tem discutido ações para minimizar os efeitos do barulho constante e garantir à população momentos de mais tranquilidade. Um exemplo é norma 15.575, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que traz alguns parâmetros em relação ao isolamento acústico em apartamentos, definindo um limite de decibéis mínimo entre edificações. São analisados, principalmente, o ruído de impacto, o toc-toc de um andar para o outro, o ruído entre paredes e também do sistema hidro sanitário. Estes tem causado importantes mudanças no setor de construção, com a chegada de produtos cada vez mais direcionados não só a estética da construção, mas também a qualidade e a segurança. Destacam-se aqui as mantas de isolamento acústico aplicadas entre as paredes no sistema Drywall ou Steel frame, desenvolvidas de acordo com cada sistema construtivo.

Cabe aqui ainda destacar a responsabilidade tanto do setor de construção quanto do próprio consumidor na busca por melhor qualidade de vida e menos ruído. Ao projetar um empreendimento, não se pode deixar de pensar no isolamento acústico. Já o cidadão precisa estar atento ao adquirir ou passar a conviver nestes ambientes. Exigir que a lei seja respeitada vai além de manter a ordem e o bom convívio: tem tudo a ver com a saúde, a melhoria da qualidade de vida e o futuro das nossas famílias.

Por João Adriano Filho, gerente comercial da Ecofiber*

Sobre a Ecofiber
Marca do Grupo Altenburg, a Ecofiber é especializada em soluções termoacústicas para a área de construção e produtos de isolamento para os segmentos moveleiro e têxtil. São sete tipos de mantas e painéis que garantem maior conforto acústico e de temperatura em diferentes sistemas construtivos, além de tecidos para revestimento de estofados, colchões e vestuário. Entre os diferenciais da marca está a produção sustentável, que torna os produtos 100% recicláveis e o desenvolvimento com o uso de lã proveniente de garrafas pet.



Fonte:






Comente



Compartilhe:





Video da Semana

VEJA MAIS VIDEOS




Eletrônicos

Ferramentas














Guia Construir e Reformar
Guia Construir e Reformar 2007-2018 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de Uso - Política de Privacidade