circuitos pngcircuitos png

twitter
facebook
feed

Dicas
Home > Notícias > Tarjab inicia implantação do sistema BIM
15/05/2018

Tarjab inicia implantação do sistema BIM

O objetivo é integrar inteligência de mercado, desenvolvimento de projeto e área comercial

Tarjab inicia implantação do sistema BIM


A Tarjab incorporadora realizará este ano seu primeiro produto imobiliário desenvolvido por todas as disciplinas de projetos em BIM. Através desta plataforma de modelagem da informação da construção, a companhia pretende alinhar em uma mesma base de dados, de forma colaborativa, as expectativas de todos os steakholders envolvidos na elaboração de um projeto - incorporadora, construtora, empresa de vendas, projetistas e fornecedores.

“A maneira como operaremos a plataforma de modelagem BIM será nosso grande diferencial. Normalmente ela só é usada em algumas partes no processo da concepção de um produto imobiliário e aqui operaremos a plataforma de modelagem BIM de forma completa, do início ao final do fluxo de produção de um lançamento, em todos os âmbitos incluídos no seu projeto, planejamento e execução”, explica Sérgio Domingues, diretor-técnico da Tarjab.

Do ponto de vista da incorporação, a Tarjab irá utilizar a plataforma BIM para realizar de maneira mais rápida e completa a avaliação da compra de um terreno. Isso torna a decisão mais assertiva, além de facilitar e agilizar o processo de negociação.

Em relação ao desenvolvimento e construção do empreendimento, a empresa pretende dispor da plataforma de modelagem BIM para integrar todos os projetistas e engenheiros envolvidos nessas atividades. O ganho em comparação aos métodos tradicionais está no fato de que todos os participantes do projeto conseguirão trabalhar simultaneamente, enxergando as mesmas informações e tomando suas decisões de forma integrada e sinérgica.

“A intenção é permitir que tenhamos um número maior simulações virtuais para avaliarmos a utilização de um determinado sistema construtivo. Desta forma, conseguiremos obter subsídios mais adequados que nos auxiliem na escolha da melhor opção. Ou seja, nós reproduziremos o empreendimento virtualmente para depois executá-lo na prática. Isso mitiga o risco de uma interferência e reduz as chances de haver uma incompatibilidade quando a obra for efetivada”, pondera Domingues.

“Ao projetarmos em BIM também conseguiremos visualizar de forma mais explícita o cumprimento de uma norma técnica e inserir novos dados nos projetos sem comprometer o resultado de um trabalho já feito anteriormente, as alterações são implementadas de maneira automática pelo sistema”, pontua Sérgio.

No que diz respeito à área comercial, a Tarjab operará com a plataforma de modelagem BIM para aplicar, no momento oportuno da elaboração de um lançamento, os pontos levantados em estudos que envolvem inteligência de mercado. Ou seja, para incluir aquilo que o público-alvo daquele produto deseja em termos de planta, área de lazer, design, qualidade e desempenho construtivo de um jeito mais acessível, claro e de fácil visualização pelo cliente.

“Com a implementação da plataforma de modelagem BIM, todas as áreas da empresa comprometidas na composição de um empreendimento estarão trabalhando simultaneamente, reunidas e se comunicando entre si”, finaliza o diretor-técnico.



Fonte:






Comente



Compartilhe:





Video da Semana

VEJA MAIS VIDEOS


Engenheiro de Sucesso



Eletrônicos

Ferramentas














Guia Construir e Reformar
Guia Construir e Reformar 2007-2018 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de Uso - Política de Privacidade