circuitos pngcircuitos png

twitter
facebook
feed

Dicas
Home > Notícias > Manutenção predial é garantia de segurança aos empreendimentos
19/07/2017

Manutenção predial é garantia de segurança aos empreendimentos

Victor Antar, diretor de engenharia da JJO Construtora e Incorporadora, empresa do grupo Vegus, fala sobre os cuidados importantes para evitar prejuízos e manter a conservação dos condomínios



Ao conjunto de serviços que mantêm as edificações conservadas e todos os seus componentes em pleno funcionamento, dá-se o nome de manutenção predial. Tais ações aplicadas devem compreender todos equipamentos e áreas em uso do condomínio. As ações de manutenção são fundamentais para garantir durabilidade e, inclusive, prevenir quaisquer danos futuros. Portanto, é de extrema importância que se realize a preservação dos patrimônios e adote medidas para promover melhorias.

A manutenção predial pode ser classificada em preditiva, para problemas que possam acontecer, preventiva, para problemas que vão acontecer e corretiva, para problemas que já aconteceram. “Em quase sua totalidade, os condomínios fazem uso da manutenção preventiva e/ou corretiva. Estas manutenções podem ser feitas por pessoal próprio do condomínio ou terceirizadas com empresas especializadas”, salienta Victor Antar, diretor de engenharia no Grupo Vegus.

De acordo com a NBR 5674-1999, é obrigatório para todo condomínio possuir um Programa de Manutenção Preventiva. “Existem várias maneiras de realizar a manutenção. Para equipamentos de uso esporádico, recomendo a revisão pelo menos uma vez ao ano. Os de uso contínuo exigem mais atenção, então o ideal a manutenção trimestral”, recomenda Victor Antar. E complementa “Apesar de não existir uma regra específica para a periodicidade, todas as máquinas possuem um tempo de vida útil e prazo de garantia. Dessa forma, é fundamental estar atento e garantir o bom funcionamento”.

O especialista salienta que a própria conservação e os cuidados com o patrimônio já são benefícios em si. “O aspecto visual de um prédio bem cuidado, além de ser bonito para quem olha, gera valorização do imóvel. O contrário só trará prejuízos, como queda de valor no mercado, dificultando a possibilidade de comercialização futura por um bom valor, por exemplo”, explica. Além disso existe o risco de acidentes, ocasionados por mau funcionamento de equipamentos. “É possível se imaginar um condomínio que possua elevadores e que os mesmos não sejam mantidos? E ainda, quando haja um problema, o mesmo não seja resolvido imediatamente?”, questiona Victor.

Para se certificar que os serviços de manutenção estão sendo realizados corretamente, deve ser eleito uma pessoa que ficará responsável pela gestão. Geralmente, essa função fica a cargo do zelador. Assim, é possível manter todas as áreas do condomínio funcionando corretamente, evitando que problemas aconteçam.


Saiba mais sobre a Grupo Vegus



Fonte:






Comente



Compartilhe:





Video da Semana

VEJA MAIS VIDEOS




Eletrônicos

Ferramentas














Guia Construir e Reformar
Guia Construir e Reformar 2007-2017 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de Uso - Política de Privacidade