circuitos pngcircuitos png

twitter
facebook
feed

Dicas
Home > Notícias > Como usar as cores para favorecer os ambientes
18/04/2017

Como usar as cores para favorecer os ambientes

As cores podem instigar as pessoas de diversas maneiras, até mesmo psicologicamente, estimulando sentimentos e sensações

Como usar as cores para favorecer os ambientes


Antes de definir a tonalidade que será aplicada no ambiente, é fundamental determinar a sensação que se quer transmitir, por exemplo, tranquilidade, conforto, aconchego, entre outras. A Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF e líder no segmento premium, traz algumas dicas para ajudar na escolha do tom ideal de acordo com o objetivo do espaço a ser decorado.

Para quem busca transmitir calma, tranquilidade ou relaxamento no ambiente, a dica é optar por tons azuis ou verdes, que trazem essas sensações. Na simbologia, o verde é considerado uma cor equilibrada nos mais diversos aspectos. Entre o quente do vermelho e o frio do azul, o verde é fresco e agradável. Entre o seco do vermelho e o molhado do azul, o verde é úmido. Ele acalma e traz segurança. Contemplar o verde Água-marinha, por exemplo, nos permite ir além de nós mesmos e desenvolver a capacidade de tolerância em relação ao outro.

Para quem busca uma atmosfera mais introspectiva e misteriosa, a sugestão é escolher um azul escuro, que ajuda inclusive na qualidade do sono, como o Escuridão. Já, quem deseja um ambiente neutro com a percepção de proximidade para receber diferentes estilos e personalidades, pode optar pelo tom Índigo Blue. Essa cor oferece infinitas possibilidades de expressão e combinações, pois é uma tonalidade de fácil harmonização. Para transmitir relaxamento, a Suvinil indica a combinação do azul Estação das Chuvas e o cinza delicado Crômio. Essas tonalidades são rarefeitas, leves e se fundem uma na outra, complementando-se de forma fluida e sem ruídos.

Quem busca um ambiente aconchegante, a indicação é optar cores neutras ligeiramente coloridas, como o Choconhaque (um laranja queimado quase nude) e o Bombom de Licor (um marrom com fundo delicadamente avioletado). Tons terrosos com características mais queimadas e empoeiradas são uma ótima pedida para espaços acolhedores. Essas tonalidades nos lembram e nos aproximam de nossas origens, como Cortina de Teatro, um vermelho avioletado, que neste momento tão pertinente de busca por identidade, remonta a nossa história.

Para os lugares mais agitados da casa ou onde o objetivo é receber os amigos e familiares, o ideal é adicionar pitadas de cores vibrantes. Essas tonalidades estimulam a criatividade e a comunicação, como o Azul-royal, o amarelo Mostarda Dijon, Vermelho-amor ou o verde Samambaia. Elas podem ser aplicadas em uma parede ou em móveis, como cadeiras e portas de armários. O importante na hora de decorar qualquer ambiente é escolher as tonalidades de acordo com os sentimentos que serão estimulados.

Saiba mais sobre a BASF S.A. - Tintas e Vernizes



Fonte:






Comente



Compartilhe:





Video da Semana

VEJA MAIS VIDEOS




Eletrônicos

Ferramentas














Guia Construir e Reformar
Guia Construir e Reformar 2007-2017 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de Uso - Política de Privacidade