circuitos pngcircuitos png

twitter
facebook
feed

Dicas
Home > Artigos > Verifique se a instalação elétrica de casa requer manutenção

Verifique se a instalação elétrica de casa requer manutenção



Aumento no número de equipamentos instalados nos imóveis e idade dos condutores elétricos fazem necessária uma revisão a cada dez anos, em média. Tramontina – fabricante de materiais elétricos – reuniu cinco indícios de está na hora de
chamar um eletricista

Quando se fala em manutenção de um imóvel o que vem à cabeça são uma nova pintura, reparos no telhado ou a troca de um piso. Quase ninguém se lembra das instalações elétricas. Como ficam embutidas nas paredes ou forros das casas e comércios, acabam passando despercebidas. Mas a fiação envelhece, a camada isolante resseca e perde a propriedade isolante, o que pode provocar fuga de energia, com risco de curto-circuito e até incêndio.

Além do desgaste natural pelo uso, sempre é bom lembrar que nos últimos 20 anos os equipamentos domésticos se multiplicaram, mas poucas pessoas tiveram o cuidado de modernizar, da mesma forma, a infraestrutura das residências para suportá-los.

Por isso, tão importante quanto fazer o planejamento do projeto elétrico, é revisar as instalações elétricas a cada dez anos, em média. A Tramontina, fabricante de materiais elétricos, reuniu abaixo cinco indícios de que sua instalação elétrica está precisando de manutenção:

1 – A tomada esquenta quando o eletrodoméstico está em funcionamento?
Isso é sintoma de sobrecarga na rede. O problema, em geral, está nos condutores elétricos, antigos ou muito finos para o equipamento em questão.

2 – O eletrodoméstico está dando choque?
É uma indicação de fuga de energia. Faça um teste retirando todos os aparelhos das tomadas e aguarde 15 minutos. Caso o relógio de medição continue girando é melhor chamar um eletricista para encontrar a origem e resolver a fuga de energia.

3 – Suas tomadas têm três pinos?
Embora dê um pouco de trabalho, vale a pena trocar as tomadas pelo modelo de três pinos. Seu nome correto é 2P+T, ou seja, dois pinos mais o terra, que correspondem aos condutores fase, neutro e terra. O terra liga o aparelho ao aterramento do imóvel e sua função principal é evitar choques e descargas elétricas nos equipamentos. Em casos de energia acumulada, o pino terra, desde que devidamente conectado, direciona a energia para a terra, antes de atingir a pessoa, por isso tornou-se obrigatório em instalações elétricas desde 2009.

4 – Seu imóvel possui aterramento?
O aterramento é feito por um cabo ou fio verde/amarelo que percorre todas as tomadas da residência ou comércio e é ligado ao chão por meio de uma haste metálica – geralmente cobre, que é altamente condutor. Aproveite a presença do eletricista para revisar o sistema de aterramento do imóvel.

5 – O plugue não cabe na tomada?
Os plugues são fabricados em dois diâmetros: 4 mm para corrente nominal de 10 ampères e 4,8 mm para os que possuem 20 ampères, o que impede que aparelhos de maior potência sejam ligados em tomadas não compatíveis. Portanto, não insista se o plugue não estiver entrando na tomada.

http://www.tramontina.com.br



Fonte: Via Pública Comunicação


Comente



Compartilhe:





Video da Semana

VEJA MAIS VIDEOS




Eletrônicos

Ferramentas














Guia Construir e Reformar
Guia Construir e Reformar 2007-2017 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de Uso - Política de Privacidade